terça-feira, 9 de abril de 2013

Livro: Morte Súbita

Imagem Google


A narrativa começa com a morte inesperada, por um aneurisma cerebral, de Barry Fairbrother aos 44 anos, morador da pequena cidade imaginária de Pagford. Sua morte e a vaga no conselho municipal – que tem grande representatividade local – tornam-se o ponto principal do desenrolar dessa trama. Todos brigam pelo disputado cargo do falecido, que é um ponto-chave para resolver uma briga territorial (e social) que divide opiniões na cidade.

A partir daí, afloram as piores intrigas entre seus habitantes. Medos, segredos e fragilidades são evidenciados no decorrer da narrativa. São mais de 500 páginas temperadas de intrigas, drogas, marginalidade e preconceito. E a gente lê todas elas num só fôlego, aflitos para saber o que vai acontecer em seguida.

Questões como desigualdade social, sexo, adolescência, bullying, ideologias, política e relações familiares são abordadas com pitadas de humor negro e uma veracidade que chega a causar um certo desconforto na gente.

O desfecho da história é bastante trágico. E nos atinge de maneira real. Eu, por exemplo, quando acabei de ler o livro, tive a sensação de que conhecia todos aqueles personagens e que havia passado algum tempo na pequena Pagford. Senti falta de saber dos próximos acontecimentos.

Por isso é que J. K. Rowling é esse incrível fenômeno literário. Aos 47 anos é uma das mulheres mais ricas do mundo. Autora de "Harry Potter", que vendeu mais de 450 milhões de livros em todo o mundo, Rowling foi professora de escola pública, uma profissão que lhe deu, segunda ela, grande experiência para escrever seu primeiro trabalho para adultos, um drama ao estilo do século XIX, mas em versão moderna, como diz a própria autora.

Aos mais desavisados, atenção! Morte Súbita não tem nada em comum com Harry Potter, apesar dos melhores momentos da trama envolver os habitantes mais jovens de Pagfort, são livros totalmente diferentes, inclusive na linguagem.

Para quem ficou curioso, segue o primeiro capítulo do livro, como tira-gosto:



0 comentários: