quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chade, Suazilândia e Azerbaijão tem Educação melhor que Brasil

Charge Rios
www.cambito.com.br

Você já ouviu falar em Chade, Suazilândia e Azerbaijão? Pois é esses três países ficaram na frente do Brasil no ranking da Educação divulgado hoje (10) pelo Fórum Econômico Mundial. 

Aparecer em 116º lugar entre os 144 países avaliados pelo Fórum  não é muita novidade para quem conhece um pouco sobre educação em nosso país . Dizer que temos os piores ensinos de matemática e ciência no Mundo infelizmente também não surpreende mais ninguém. Mas saber que estamos atrás de países que nem sabemos onde ficam no mapa-múndi dá uma sensação estranha, não dá? É um choque de realidade.


Imagino que professores e demais profissionais da área sintam esse chacoalhão diariamente, frente a tantas dificuldades para sobreviver em uma sala de aula e manter uma escola em funcionamento. E acredito que eles devam se sentir, várias vezes ao dia, como me sinto ao ler essa matéria. Com uma estranha sensação de impotência.


Os resultados do informe apontam ainda que, em ciências, Venezuela, Lesoto, Uruguai e Tanzânia estão melhores posicionados no ranking que o Brasil, que ocupa a 132.ª posição. Na América Latina, países como Chile, Panamá, Uruguai e Costa Rica estão melhores preparados para enfrentar o mundo digital que o Brasil. Mesmo em países pobres como Senegal, Quênia e Camboja, o acesso de escolas à internet é superior.


Do lado oposto da lista, liderando o ranking, estão Finlândia, seguida por Cingapura e Suécia.


Fonte: Estadão.com.br

0 comentários: